Financiamento e governança são debatidos no 10º eixo da CRES+5
Reunião busca dar prosseguimento às ações discutidas na III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe. Evento será em Brasília (DF), entre 13 e 15 de março.
Caminhando pelas modalidades públicas, privadas e mistas, o Eixo Temático 10 da CRES+5 — reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES) — se concentra nos desafios históricos e emergentes que condicionam a provisão de recursos e a gestão institucional e política do sistema de educação superior na América Latina e no Caribe.
No âmbito do financiamento, são analisados fatores como a evolução dos modelos e montantes de aporte da educação superior na região, a atual distribuição das fontes de financiamento de acordo com a sua origem e os diferentes modelos de auxílio público, assim como os possíveis riscos que podem ser enfrentados em situações de baixo investimento.
No que se refere à governança, as reflexões giram em torno da gestão do sistema regional de educação superior, das iniciativas de coordenação e colaboração em rede que já existem e de outras medidas que podem ser tomadas para melhorar a coordenação, a participação, o planejamento e a implementação dos processos de tomada de decisão em diferentes níveis.
Além disso, como financiamento e governança andam juntos, o principal desafio do Eixo 10 é propor estratégias efetivas e eficazes para o sistema educativo ter capacidade organizacional e recursos que garantam uma educação superior com qualidade, pertinência e relevância para todos.
Participantes
Os responsáveis pelo debate do Eixo Temático 10 são: Franco Bartolacci, reitor da Universidade Nacional de Rosário; Jorge Calzoni, reitor da Universidade Nacional de Avellaneda (Argentina) e membro do Conselho Executivo da União de Universidades da América Latina e Caribe (Udualc); Pablo Beltrán Ayala, presidente do Conselho de Educação Superior do Equador; e Rodrigo Arim, reitor da Universidade da República (Uruguai).
Documento-base
Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência ocorreu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada pelos GTs e disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março.
CRES+5
A reunião de acompanhamento da III CRES está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
CRES
A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba (Argentina), em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES, a fim de promover um processo participativo que destacasse o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente relacionados à pandemia da Covid-19.
Assim, a CRES+5 será a concretização dessa decisão, permitindo analisar as conquistas da educação superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, prevista para 2028.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do UNESCO IESALC