UNESCO IESALC e a UNA reúnem reitores da América Latina e do Caribe em prol da educacão superior globalizada e digital
A Universidade Nacional de Assunção (UNA) está sediando uma das reuniões mais importantes para a educação superior no sul, centro e norte do continente. O 10º Encontro de Redes de Ensino Superior e Conselhos de Reitores da América Latina e do Caribe, organizado pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC) e pela Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai, será realizado em dois dias intensos, de 22 a 23 de novembro de 2023, reunindo aproximadamente 200 pessoas com vínculos estreitos com a educação superior em grande parte do continente.
As pessoas designadas por suas organizações pertencem a um total de 13 países presentes nesse importante encontro que marca a trajetória da educação superior em nossos territórios. Esta edição do encontro abordará os avanços e desafios da transformação digital na educação superior com um debate entre reitores, vice-reitores, outras autoridades do meio acadêmico e diversas organizações.
Durante os debates, questões fundamentais como a qualidade e a equidade no acesso ao ambiente digital e às tecnologias disruptivas serão analisadas.
165 representantes e outros membros dos comitês de diferentes universidades e organizações ligadas ao ensino superior dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, Guiana, México, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela participarão deste encontro.
A realização desta reunião nas instalações da universidade mais antiga do Paraguai reflete o compromisso da UNA com o fortalecimento da educação superior na região e proporciona a confiança necessária para avançar em direção ao desenvolvimento sustentável das instituições de educação superior, visando a uma educação mais inclusiva e acessível.
Benefícios e desafios
A mesa de honra de abertura foi presidida por Zully Vera de Molinas, Reitora da UNA, que estava acompanhada por Francesc Pedró, Diretor de UNESCO IESALC; Clarito Rojas, Presidente do Conselho Nacional de Educação Superior (CONES) e Reitor da Universidade Nacional de Concepción (UNC); Federico Mora, Vice-Ministro de Educação Superior do Ministério da Educação e Ciência (MEC), Paraguai; e o estudante Diego Heisecke Masulli, Presidente da Federação de Estudantes da UNA (FEUNA).
Outras autoridades que participaram do evento incluíram representantes de outros setores da academia e diferentes associações relacionadas à educação superior nos territórios, legisladores nacionais e embaixadores.
O reitor da UNA destacou a importância da “participação ativa” e da colaboração entre organizações para promover esses espaços de debate sobre o futuro da educação superior, especialmente nessa “mudança de paradigma” deixada pela recente pandemia. As autoridades presentes na mesa redonda concordaram com o profundo impacto da transformação digital das instituições de educação superior, tanto como “facilitadores do aprendizado” quanto como agentes de mudança nos modelos de gestão, de acordo com o presidente do CONES.
Eles também acrescentaram que os benefícios são incontáveis e o escopo aumentará exponencialmente em nível global, com enormes bancos de dados e ferramentas poderosas baseadas em várias inteligências artificiais que podem influenciar positivamente o desenvolvimento das capacidades das pessoas. Nesse sentido, o Vice-Ministro afirmou que “devemos trabalhar nas condições para receber o futuro”, e também comentou sobre sua experiência com os dados do Registro Único de Estudante (RUE), que fornece dados importantes sobre a educação nacional.
Essas condições são os desafios para alcançar esse novo modelo de educação superior e estão principalmente na acessibilidade e em outros aspectos importantes que limitam as pessoas, como segurança e nível de idioma. O diretor de UNESCO IESALC argumentou que “o acesso à Internet deve ser um direito universal”, a fim de promover a cobertura completa e o acesso global. Outro desafio importante, apontado pelo diretor do CONES, está no “desfinanciamento da educação superior”, que ele acrescentou à realidade descrita pelo sindicalista estudantil sobre o impacto da política de forma saudável na atividade acadêmica e no uso da “tecnologia para melhorar o desenvolvimento humano”.
Apresentações de abertura
A primeira apresentação foi “Transformação digital da educação superior”, feita por Federico Mora. Em seguida, Zully Vera, reitora da UNA, proferiu a conferência inaugural “Transformação digital no âmbito do projeto futuro da UNA”, que incluiu iniciativas importantes e experiências positivas da universidade paraguaia que servem de modelo para aprimorar a digitalização educacional.
Da mesma forma, foi realizado o painel inaugural “As universidades paraguaias diante da CRES+5: conquistas e desafios”, um painel de reitores de universidades paraguaias moderado pelo diretor de UNESCO IESALC.
Ao longo do dia, discussões e apresentações foram feitas em torno do painel 1: O imperativo da transformação digital da educação superior. O dia culminou com “Intervenções Plenárias” de representantes da RedES e perguntas para ajudar a diagnosticar o estado atual da Educação desde a última reunião em 2018 foram feitas.
As atividades terminaram em 23 de novembro com debates e reflexões sobre esse importante tópico para o futuro da educação superior na região e em nosso mundo.
Webcast de 22 de novembro de 2023 aqui
Webcast de 23 de novembro de 2023 aqui
Baixe a nota conceitual e a agenda
Na mídia
Reunião de reitores para o congresso regional de educação superior | 1000 Noticias
UNA: Reitores da América Latina e do Caribe discutem educação globalizada e digital | La Nación
UNA e UNESCO reúnem reitores da América Latina e do Caribe para discutir a educação superior globalizada e digital | ADN Político
Reitores da América Latina e do Caribe se reúnem no Paraguai | HOY
Notícias relacionadas
Leave a reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.